sábado, 10 de julho de 2010

...
Sobre Copa, escolhas, abertura e final

A Copa da África do Sul está perto do fim e o evento deixa vários ensinamentos, muitos deles vindos de opiniões recorrentes das pessoas que estão e estiveram por aqui.

Já estou mais mais de um mês no país e nas conversas com praticamente todos os torcedores, independente do país, umaimpressão surge quase absoluta: Johanesburgo não agradou nem um pouco.

A maior cidade sul-africana foi escolhida para sediar os dois grandes momentos do Mundial, abertura e final. Na minha opinião, e não apenas na minha, esse foi um grande erro.

Copa é futebol, mas é também turismo. E o Brasil deve pensar nisso para 2014. Johanesburgo deixa evidente alguns dos problemas críticos da África do Sul e não entrega as belezas.

Aponto as longas distâncias, o transporte público incipiente e a falta de uma vida noturna mais diversificada e fácil como os principais 'buracos'.

E por que não a Cidade do Cabo para ao menos um desses jogos principais? Afinal, é o destino turístico mais visitado da África do Sul (confira nas fotos) e por isso tem uma super estrutura para receber visitantes. Quem está por aqui aprovou a cidade, assim como eu.




As distâncias são menores. O estádio está bem perto dos principais bares e da praia. Em Johanesburgo, o Soccer City fica longe de tudo, até mesmo do Soweto, região onde está
situado. Em volta, nada mais do que terra e mato. Nada de bares.

Carro vira obrigação; e turismo e férias não combinam com obrigações. Copa também é pra relaxar e curtir.

A decisão, pelo que pesquisei aqui, foi essencialmente política. Johanesburgo tem poder. Isso ajuda a explicar, mas não resolve os problemas. Vi jornalistas irritados, relatando o que viam e os relatos não eram bons, porque não havia nada assim tão bonito. Joburg é só uma grande cidade, nada mais.

Durban é uma cidade linda, quente, com uma praia interessante e sem dúvida mais fácil em vários sentidos. A Cidade do Cabo tem cartões postais internacionalmente conhecidos e
procurados: Table Mountain, Robben Island, o Cabo da Boa Esperança. Por que então Johanesburgo?


Escrevo esse texto pensando em 2014, no Brasil. Quais são as expectativas dos torcedores/visitantes/turistas? Temos muito para oferecer, sim, e devemos pensar também no que e como vamos nos mostrar e apresentar para o mundo.

É uma escolha estratégica.

Adianto que esse texto terá uma continuação. Agora deixo aqui uma pergunta: qual cidade brasileira deve sediar a abertura da nossa Copa e qual deve receber o jogo final?
Postado por Tiago Capixaba em 10/07/2010 - 14h36

Nenhum comentário:

Postar um comentário